domingo, 8 de abril de 2018

Tutorial essay sketch over a literary cognitive narrative sense for teaching scholars being and sensitive logical humans




Fundamento teórico (dessa semana básico até aqui):

- METZ, Christian. A Significação do Cinema.
- BARTHES, Roland. Elementos de Semiologia.


Fundamento vivo:
- Teatro de rua. (visto e registrado ontem no circuito sesc de artes. lembrou-me do relato abaixo do masp, e grafei a minha duplicidade autoral no youtube, como tantos ali com nossos smartphones. O vídeo (lá abaixo dessa postagem), registra um plano sequência do filme infantil numa fantástica tela e crianças no desenho ao ambiente todo de sentidos vindos do exterior ao teatro com o fim da minha extasiada fala "show".)


Todo o sentido abaixo exposto será devidamente desenvolvido e raciocinado, no seu tempo, certo. O tempo é talvez a técnica mais importante ao processo de elencar idéias numa obra. Dele, acelerando ou maneirando, surgem milagres ou desastres. Retirar o objeto de seu tempo em representatividade, sem explicar aos demais que não acompanham esse pulo, é propagar o desastre e o engano. A informação lógico-sensitiva onde se aproveita da memória e dos trabalhos aquilo que leva ao progresso do presente para o futuro, será a transição planetária, porque, veja! está nesse exato momento sendo a nossa transição pessoal e subjetiva nessa frase, ok. Obvio, uns relutam e demoram no erro, outros aceitam e avançam, a si e aos outros. Boralá ser parte?
Puxa um encosto, sente a viagem pelo seu ser:

Assisti em meados de 2004, a exibição de cinema no val do MASP (museu de arte de São Paulo). Tratava-se de um filme de Truffaut e somente agora tenho avaliação do tamanho de sentido que aquela tarde, com a luz do anoitecer, toda a vida da Avenida Paulista acontecendo entorno, afetariam no que gostaria de gentilmente pedir licença para escrever à partir desse ponto.
Aquela exibição, parte da mostra internacional de cinema daquele ano, vem-me agora como o maior conceito do que estou pesquisando, ou a ignição de observar o outro no espaço venha a ser nesse momento. Aquelas misturas de efeitos sensitivos acresceu ao aprendizado teórico o sentido do atual. Todos, afirmativamente todos, nós somente aprendemos aquilo que virá a ser útil para o nosso progresso espiritual. Para mim, tudo, absolutamente tudo que me vinha de fora do filme naquele momento era energia de ensino ao meu sentimento. Pasmem, não senti-me ansioso ou incomodado por estar perdendo algumas das partes, porque o que se ganha é o presente sentido, e o que se doa, bem como, é o presente doado. Não é isso que pretende-se num registro de selfie? Claro, afortunadamente existe a cópia, a duplicidade da fotografia, do filme e do texto impresso. O objeto retirado de seu meio se torna uma informação que intrinsecamente consta fora do contexto criativo, entretanto, no meu humilde relato aqui esboçado e ainda não elaborado cientificamente, o potencial de alcance desse conteúdo expressivo resta como ensino, um fundamento de pesquisa para renovação da atualidade reconfigurando o melhor do melhor naquilo que foi concebido por artistas, por cirurgiões, por pesquisadores, por cidadãos diversos em suas habituais funções pois, sim, cada um contribui, ou no geral além do núcleo familiar ou somente no núcleo. Porém, brevemente os mais avançados ajudarão no seu entorno próximo para que não mais passe de duas gerações a situação de necessidade de uma família que não a sua tá. Não por política, mas por instituições tendo a caridade e o bem como valor, isso já é, poderias mover-se e ver? Aquilo que nós criamos carrega uma ideia, e essa ideia deve ser a evolução e o progresso para o bem de cada ser interagir e compartilhar o bem com todos, sem ninguém querer tirar dos demais o que não lhe pertence e não foi ganho por trabalho, inclusive e absolutamente a sua capacidade de pensar. Pensar e buscar o futuro de um país regenerado dentro de um planeta regenerado. Bacana né, e todo o planejamento e execução dessa transição leva tempo tá. Portanto não acredite na cor de qualquer bandeira que se diga propulsora da verdade e da saída do caos em uma década. Acredite em quem se dedicar em fazer o melhor para que o próximo e sucessor faça também o melhor, transfigurado, contudo ainda assim, na meta do bem e do progresso, exatamente como faz um artista, através da retirada dos sentidos da audiência da inercia que o dia a dia sugere e não impõe ao ser comum. Grato pela honrada gentileza da leitura. Avante.
(abaixo fotos dos textos citados lá no início e que são temas da teoria estruturalista semiológica do cinema nessa semana na pós de multimeios da UNICAMP)



(... em breve, Metz and Barthes, pq não criei pdf das citações...)










Fera,
Muito fera.
Pouco deixa-me tão bem quanto ver o público, ameno do contexto das salas e da academia, reagir no aplauso aos atores e atrizes, as cores, as luzes, o som, árvores tela lona e postes...
Tudo no universo vibra, porque de fato somos um conjunto de elementos e energia, cada momento num estado, nunca neutro.
Nunca sem trabalho coletivo no todo das nebulosas ok.
Mechas de representatividade de vida.

Deus, como sois generoso com o nosso sentido.







Back into childhood sense of existence.
Circuito Sesc de Artes, arte de rua para todos. Teatro de Arena. Americana, SP. Brasil.













The wicked cognation sense from Portugal.
Sesc circuit of arts, street art for all. Arena Theatre. Americana, SP. Brasil.




(...)
Eram 6:40 desse domingo, 08.04.2018, e recebi o vídeo abaixo.
Não é ilógico postar aqui, pois, talvez a mais proveitosa descontextualização histórica da humanidade, vem sendo esta que Haroldo Dutra Dias tão docemente esclarece. Vai Nessa:
Cristianismo e Espiritismo






(...)