sábado, 12 de agosto de 2017

Um Presente para Vincent

UM PRESENTE PARA VINCENT
Peça teatral em 1 ato.
Uma peça de Regina Romani e Augusto César Cavalcanti

Prólogo
Um menino de doze anos, após ter um sonho revelador, se diz ser a reencarnação do pintor Holandês Vincent Van Gogh. Ele então reivindica o dinheiro da venda de um de seus quadros para comprar uma bola de futebol. A peça se passa no consultório médico.

Personagens
Mãe do Menino
Arthur
Dr. Rodrigo

1 ATO. CENA 1
Num consultório médico temos uma mesa no centro da sala. De um dos lados está o Dr. Rodrigo com o seu jaleco branco e do lado oposto da mesa estão Arthur, um menino de 12 anos, e a sua mãe, uma senhora de uns quarenta anos de idade.

DR RODRIGO
Olá, por favor sentem-se.
MÃE DO MENINO
Dr. Por favor ajuda o meu menino, eu acho que ele enlouqueceu.
Dr. RODRIGO
Calma. Contem-me com calma o que está acontecendo.
MÃE DO MENINO
Foi tudo culpa do sonho Dr. O meu menino foi dormir tão bem e acordou assim ó.
DR. RODRIGO
Mas ele está tão calmo. Como é o seu nome?
ARTHUR
Eu me chamo Arthur Dr., mas o senhor pode me chamar de Vincent, se quiser.
MÃE DO MENINO
Ai Dr. Vai começar isso tudo de novo! Acho que esse moleque quer me enlouquecer também. Ele sempre foi meio fora dos trilhos mas isso já é demais. Vincent , que droga de Vincent é esse! Que droga viu. Ele sempre foi um garoto tão bom.... (a mãe do menino começa chorar)
DR. RODRIGO
Calma minha senhora, deixa eu falar um pouco com o Arthur. Então Arthur, por que eu deveria te chamar de Vincent?
ARTHUR
Hora doutor, essa é fácil de acertar. É Vincent, de Vincent Van Gogh, o pintor.
Dr RODRIGO
Vc leu sobre ele, viu algum desenho, histórias na TV?
ARTHUR
Não doutor. Eu só sonhei. Sonhei com quadros lindos e imagens lindas... o Sr. Quer ouvir o que sonhei, foi bem assim ó: O Impressionismo não oferecia liberdade suficiente para que eu exprimisse as minhas emoções, tomei outro caminho, diferente de Cézzane e Seurat que era severo e clássico. Os meus primeiros interesses foram a Literatura e a Religião e eu estava insatisfeito com os valores da sociedade industrial. Trabalhei como pregador laico junto dos mineiros de carvão, que viviam na maior miséria. Este sentimento profundo pelos pobres domina os meus quadros do período pré-Impressionista. Lembro dos Comedores de Batatas. Neste período ainda eu não tinha descoberto a importância da Cor. E para explorar minha realidade espiritual com os novos meios à minha exposição, parti para Arles, no Sul da França. Foi aí, entre 1888 e1890 que produzi os meus quadros mais importantes. A seara parece um mar cheio de turbulência , em Seara de Trigo com Ciprestes, a seara parece um mar tormentoso, as árvores erguem-se do chão como labaredas, e os montes e as nuvens palpitam com o mesmo movimento ondulante. Era a cor e não a forma que determina o conteúdo expressivo dos meus quadros. Quero pintar homens e mulheres como algo de eterno, aquilo que a auréola costumava simbolizar ... e um anjo me falou que eu sou Vincent Van Gogh.
MÃE DO MENINO
DR. Pelo amor de Deus, salva o meu menino, ele é tão bom.
DR. RODRIGO
Como ele está calmo eu vou começar com um antipsicótico leve. E também vou pedir uns exames de laboratório.
MÃE DO MENINO
Ai doutor, ele vai tomar remédio?
DR RODRIGO
Sim, mas é bem leve, porque ele está aparentemente calmo.
ARTHUR
Eu só quero comprar uma bola de futebol Dr.
DR RODRIGO
Vc vai poder comprar a bola de futebol e jogar muito futebol ainda, menino. Vc só ficou um pouco doente e vamos resolver isso.
ARTHUR
É que nós não temos o dinheiro para bola Dr. Não tem como o senhor conseguir que me deem um pouco do dinheiro da venda de uma dos meus quadros para eu comprar a bola?
DR. RODRIGO
Eu receio que isso não seja possível meu menino, mas vc vai ficar bem. Vamos fazer assim: vc promete tomar o remédio direitinho e fazer os exames, e ouvir a sua mãe, e quando vc voltar aqui mês que vem eu te dou a bola de presente, pode ser?
ARTHUR
Assim está bom. Mas eu devolvo o dinheiro pro senhor, quando eu voltar pintar quadros, okay?
DR. RODRIGO
É só vc estudar que vc vai pintar quantos quadros vc quiser, menino esperto assim não se acha fácil. Mas tem que tomar o remedinho direito e ouvir a sua mãe.
ARTHUR
Está bom assim médico. Agora quero ir brincar.
DR. RODRIGO
Pode ir. Vc dá um comprimido para ele depois do almoço e um depois da janta. Faça os exames e nos vemos mês que vem.
MÃE DO MENINO
Muito obrigado Dr. Rodrigo, o Senhor é um anjo.
DR RODRIGO
Não, não, sou um médico, se eu fosse anjo, eu voava. E tenho que ficar na Terra para atender os meus pacientes, por enquanto hahaha.

A mãe e o menino saem. O médico fica na mesa. A cena se fecha.


FIM.