sábado, 11 de junho de 2011

Saint Valentino eve




"Swims" as in the "Cave of Swimmers"





     A minha companhia chegou.

     Era noite já alta e ela veio vestida
     Na sua carruagem negra.

     Trazia uma gralha nos dedos
     E um alfinete nos saltos.

     Tem mais alguém na sala feliz por te ver?

     Noite fria para um deserto.
     Nas dunas ainda permaneceu
     A areia quente para um amarelo
     (Desse vidro quebrado)
     O corvo negro sobre um lençol tão branco.

     Pode-se dormir ai por baixo!
     Em noites de véspera de festa.
     Definitivamente.
     O papelão tem cheiro de eucaliptos nessa época.

     Esse bom humor não se leva para jantar.
     O irreal não toca a taça.
     Ela não sai para jantar.
     Ela já é toda o prato.
     Ambos são todos imaginação.

     Ela nem sabe, mas veio na hora.
     E comecei a dedilhar rima por
     Rima.

     Cuspir um desagrado
     Mas com a graça de um alfinete
     Nos seus dedos sobre um rosto fino.

     Um Nilo de sangue.
     Bebi na ponta do dedo.

     Logo saiu a primeira letra
     E a gota foi em sangue espesso
     - que fiquei mudo.

     Na saída,
     O casal sangrava.
     E o difícil era não saber
     Se por causa do meu grito.

     Pareceu-me tão mudo.
     Tangia no ar um berro? Uma mensagem
     Em má hora? Diga-me, diga-nos!
     (“a alegria e vc veio!”)

     Gostaria de saber,
     É quente ai dentro? Sobre os bancos macios
     Sem dúvidas,
     Um maço de “trident “ no centro
     Do painel.

     Console-me, teu rosto ri?
     Está escuro,
     Está frio e a borboleta ainda é verme.
     Estou delirando...

     Vai, meu pássaro!... vai que é dia de festa!
     Mereces o melhor.
     Mas não conte que me viu dedilhando o teu ar
     Ao entrar, estapear por ai um rosto fino
     Num restaurante fino
     Numa carruagem fina
     E negra.

     Não conte que me viu gritar
     Mesmo que mudo
     Consultando Ondaatje:

“Ela ainda está lá. Ele volta até alguns metros dela, o dedo esticado para frisar uma idéia.
- Só quero que saiba de uma coisa. Ainda não sinto falta de você.
   Seu rosto parece horrível para ela, assim, tentando sorrir. Afasta dele a sua cabeça, que se choca com o pilar do portão. Ele vê que ela se machucou, nota o seu estremecimento. Mas agora eles já se separaram, cada um para dentro de si mesmo, os muros sobem com a insistência dela. Seu movimento brusco, sua dor são acidentais, são intencionais. A mão está perto da têmpora.
- Mas vai sentir – ela diz.”

     Como acontece
     - Apaixonar-se e perder-se em pedaços.
     Boa companhia, em datas especiais, requer consulta.

     Letra por
     Letra.

     Numa escolha ao fino e à
     Rústica promessa
     A gente já sabe com quem ela foi.

     Não! ... oh jamais! teria o grito uma voz grave demais.
     Supõe-se que a gralha nos dedos te dá
     Uma liberdade e segurança
     Que jamais poderia um alfinete
     Sobre o papel.

     Assim, deixe-me que sangro por nós todos.

     Vá, já que é dia de festa.

     A vida acontece. Quebrar os vidros
     Antes das areias esfriarem,
     Por quê?

     E no deserto,
     Só vive quem ta vivo.
     Esperto. Sangra e sara.
     Katharine.

     - é para embrulhar, moço?
     - sim...

      Ele escreve a última frase.
      Coloquei abaixo do salto, por favor,
      Ela adora essa cor, posso imaginar
      Meu amor pisando aqui.

      E termina:
      “Daqui em diante, ou nos perdemos por completo,
       Ou encontramos nossas almas.”

      Foi com o sapato mais lindo, calçando um pé de alfinetes, num lençol branco sobre a areia do deserto, embrulhado na Tunísia.

DEPOIS, OUVIOU-SE ESSE DIÁLOGO NO BAILE

     Acompanhe-me até a saída, cavalheiro. O Sr está sentindo-se mal, baixo.

     Deixe-me no mesmo lixo do embrulho da comida que eles compartilharam.

     E agora dê-me um “like”
     SEU BABACA!
     Já que a minha voz me diz e você duvidaria disso,
     Estou sorrindo.

     É há quem o diga que precisa de coberta
     Depois da rede. Web.
     São os mesmos chatos que não vão as festas de casais.

     Seja um deles!, é aviso que bem o faço.
     Você não tem mesmo a força suficiente!
     Para sorrir de si mesmo
     Se tivesses uma cabeça que não é
     Livre para comprar carruagem
     Em terra de secos.

     É para embrulhar.
     Seu babaca.

Acantiza. 11 june 2011.






The English Patient from Michael Ondaatje novel.
...